Requerimento nº 44/2011 do Vereador Anisio vem requerer que seja enviado expediente ao Prefeito Municipal e às gerências das agências bancárias com sede em Araranguá pedindo providências afim de permitir a acessibilidade e uso de equipamentos de pessoas portadoras de deficiência nas dependências das agências bancárias com sede neste município.
A Legislação vigente assegura atendimento especial às pessoas portadoras de deficiência. Apesar desta garantia as Pessoas Portadoras de Deficiência encontram muitos obstáculos para alcançarem a plena cidadania, e entre estes obstáculos a acessibilidade se coloca como um dos principais entraves.
Este requerimento tem como objetivo solicitar que as agências bancárias que prestem atendimento diretamente ao público, se adequem nas normas técnicas de acessibilidade, tanto nos espaços físicos, como também nos equipamentos eletrônicos, fazendo as alterações necessárias para atenderem também aos portadores de deficiência Visual.
Um caso exemplar na nossa cidade é o da Caixa Econômica Federal, que vai fazer os pagamentos dos pensionistas do INSS. Isto vai vai aumentar significativamente na agência o atendimento de clientes especiais como pessoas idosas, deficientes, cadeirantes e pacientes em recuperação. Em outros bancos a situação é semelhante. Há clientes que precisam de auxílio e acesso especial.
Os bancos precisam promover o acesso para estas pessoas com dificuldade de locomoção, seja através de uma porta adequada ao acesso à agência ou disponibilização de cadeiras de rodas e/ou outros equipamentos em seu interior para que estas pessoas possam usufruir dos serviços bancários, sem a necessidade de um auxiliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário