No entanto esta mesma obra causa o desvio do fluxo de potenciais clientes, investidores, turistas, pessoas pré-dispostas a entrar na cidade para conhecer, investir ou comprar.
As margens da nova BR-101 aos poucos passará a ser ocupada e urbanizada se transformando em um novo pólo comercial. Isso irá gerar no município a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana para dar condições de alavancar o crescimento. Algo desnecessário se a BR-101 fosse mantida em seu traçado atual.
Como forma de de gerar uma contrapartida ao município seria providencial que o DNIT contribuísse com a urbanização desta nova região, construindo vias laterais e de acesso no novo trecho. Estas vias interligarão as regiões no seu entorno e promoverão o crescimento da região.
Sem dúvida a BR-101 é uma grande obra para a nossa região, mas Araranguá não pode arcar com o ônus do progresso. Medidas precisam ser tomadas para evitar um desastre econômico e de identidade em nosso município. A construção destas vias é uma forma simples e barata para o Governo contribuir com uma solução para os problemas futuros a que Araranguá está fadado.
![]() |
Foto: Flávia Grechi |
Nenhum comentário:
Postar um comentário