Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vereador entrega em mãos pedidos ao Secretário Estadual de Agricultura

   O Vereador Anisio Premoli participou na tarde de hoje da audiência com agricultores de Araranguá, Prefeito, Secretários Municipais, Deputados Estaduais e o Secretário Estadual da Agricultura, Sr. João Rodrigues.
   Na pauta continua o debate da situação dos agricultores do sul. Foi apresentado um panorama do cultivo de arroz e fumo, custos de produção e um pedido de ajuda para recuperação da agricultura no sul.
   O Secretário João Rodrigues deixou o Teatro Célia Belizária com o compromisso de levar os anseios dos agricultores diretamente à Presidente Dilma ou Ministro da Agricultura.
   O Vereador Anisio Premoli retornou de carro com o Secretário até o aeroporto de Criciuma, onde pode ter uma reunião particular e apresentar o pedido de apoio a duas de suas ações.
   A primeira é a criação da Casa do Agricultor, unificando os órgãos que atendem os agricultores em um só local. Este requerimento já foi discutido e aprovado na Câmara dos Vereadores e agora teve o aval do Secretário da Agricultura, que concorda com o pedido e acredita que será um projeto piloto para todo o estado, com a primeira unidade instalada aqui em Araranguá.
   O outro assunto foi o pedido de apoio para buscar alternativas viáveis de cultivo para os fumicultores, promovendo a substituição do plantio de fumo por outros produtos. Este assunto também agradou o Secretário que prometeu resposta em breve para estes anseios.
   Segundo o Vereador Anisio "o agricultor da nossa região não pode ficar dependendo da boa vontade das empresas que compram fumo para resolver os seus problemas. Esta é uma corrente econômica. Os fabricantes de cigarro tem que consolidar a disputa de mercado com o seu lucro, as companhias de compra e venda também. No final sobra muito pouco para o agricultor.
   Outras alternativas de cultivo podem ajudar os agricultores a descobrir um novo nicho de mercado que tenha a mesma lucratividade. Nós só precisamos fomentar a pesquisa para viabilizar uma nova atividade. Está se instalando na nossa cidade uma grande indústria de liofilização que vai precisar de matéria-prima para sua produção. Plantar frutas e legumes pode se tornar um grande negócio, com mercado para compra de seus produtos garantida. Os primeiros contatos já foram feitos com IBL - Indústria Brasileira de Liofilização e devemos nos reunir em breve para ver de que maneira o município, agricultores e produtores podem firmar um contrato de parceria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário