Na recepção da comitiva do Governo do estado que estará manhã em Araranguá o Vereador Anisio Premoli vai entregar nas mãos do Governador Raimundo Colombo, do Secretário de Segurança Pública César Grubba, da deputada Estadual Ada de Luca e do Diretor do Deap Adércio Velter um ofício reivindicando melhorias para o setor da segurança pública na nossa região.
O tema do ofício antecede a pauta do 3° Café com Segurança, que deverá acontecer no próximo mês. Leia a íntegra do ofício.
"A nossa região ainda é considerada pacífica e de pessoas de bem. Nossos números de violência não são alarmantes quanto em outras regiões do país, mas um gráfico alerta para o perigo que nos ronda. O crescimento da violência vai fazer com que logo tenhamos números semelhantes aos grandes centros.
Isto é fruto do crescimento e da receptividade da nossa região. Criminosos estão se instalando em nossas cidades. Como resultado há o aumento da população carcerária extrapolando os limites das acomodações hoje existentes. Tal situação faz com que os presídios se transformem em depósitos do crime, dificultando os trabalhos de ressocialização.
O Presídio Regional de Araranguá foi construído para abrigar 128 detentos e hoje está com a lotação de 313 pessoas, Isto é 244% por cento da sua capacidade.
Um relatório elaborado pelo presídio, que já está em mãos do diretor do DEAP Adércio Velter, mostra que mais de 50% da ocupação é de detentos da região de Santa Rosa do Sul e Sombrio.
Este dado nos aponta para a imediata necessidade da construção de uma UPA – Unidade Prisional Avançada no município de Sombrio, que deverá desafogar o Presídio Regional de Araranguá e atender com melhor eficiência e eficácia a segurança pública na região da AMESC.
Para o Presídio Regional de Araranguá ainda há a necessidade de melhorar sua estrutura, com o aumento das instalações e reforma do imóvel, que se encontra aquém da necessidade. Este presídio foi construído para ser uma cadeia provisória e atender o município temporariamente. O tempo passou, o prédio foi recebendo “remendos” e transformou-se no presídio. É uma estrutura arcaica, improvisada e que não oferece condições mínimas de segurança e saúde.
O Presídio Regional de Araranguá não possui tratamento de esgoto, sendo alvo de muitas críticas e denúncias. Este dilema se arrasta há bastante tempo e é um problema de saúde pública. A última ofensiva dá conta que o DNIT oficializou o fechamento da tubulação de esgoto que corre diretamente para a galeria pluvial. Da forma que está instalado o sistema de esgoto é um grave crime ambiental.
Estas obras são necessárias para evitar que o sistema prisional não entre em colapso em nossa região. Ainda há tempo para tomar providências preventivas.
Com relação à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros há o grave problema de falta de incentivos e contingente, obrigando os soldados a trabalhar de forma desumana e que não consegue atender a sociedade. Há momentos em que o Corpo de Bombeiros de Araranguá opera com somente 3 soldados, faltando efetivo para atender ocorrências, tendo que triar os atendimentos pela sua urgência. Várias manifestações já foram feitas em favor do aumento do contingente para estas corporações, mas infelizmente tem sido tratado com descaso.
Já o efetivo da Polícia Civil trabalha sem estrutura necessária para atender a demanda de ocorrências. As instalações das delegacias na nossa região são precárias e inadequadas. Em Araranguá a SSP possui um terreno com localização estratégica que pode abrigar uma nova sede para a Central de Polícia. Atualmente é pago mais de 4.000 reais de aluguel no prédio que abriga a atual delegacia. A construção do novo prédio irá promover a economia em torno de 50.000 reais por ano. Este valor poderá ser revertido em contingente, equipamentos ou frota.
Quando em campanha ergui a bandeira da segurança pública. Estou atento aos movimentos deste setor e sou parceiro para apontar problemas e buscar soluções. Sou um dos idealizadores e organizadores do “Café com Segurança”, um evento que promove anualmente a discussão dos problemas da segurança pública na nossa região e tem colhido benefícios relevantes para toda a população. Por estar familiarizado com o tema sinto-me a vontade para fazer estes pedidos.
O setor da segurança pública precisa de uma resposta urgente ou podemos pagar o preço com o descontrole da criminalidade e a falta de segurança para as nossas famílias.
Sendo conhecedor de sua força e certo do vosso atendimento, desde já agradeço e estimo votos de sucesso na sua jornada."
Vereador Anísio Henrique Premoli
Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá
Nenhum comentário:
Postar um comentário