Indicação n° 299/2012, de autoria do Vereador Anisio Premoli, pede que seja realizada vistoria, manutenção e revitalização de todas as creches municipais e conveniadas, com investimentos na infraestrutura e material didático, preparando-as para o ano letivo 2013.
As vistorias realizadas nas escolas e creches em Araranguá nos últimos anos acenam para um cenário desconfortável na educação infantil.
A falta de estrutura oferecida aos professores, crianças e servidores é um freio no processo de ensino, justamente nesta fase da vida em que as crianças são extremamente dependentes dos adultos e do meio em que vivem. Muitos dos problemas são resolvidos com ações simples e com pouco investimento, mas os mesmos não recebem a devida atenção do Executivo, deixando que a soma destes pequenos problemas se torne uma grande mancha o setor educadional.
Os maiores agravantes são:
- A falta de vagas para todos os alunos. Em todas as creches de Araranguá há fila de espera para matrícula e há diversos bairros que não são contemplados com creches;
- O excesso de alunos em sala de aula, sobrecarregando professores e auxiliares;
- A falta de materia didático. Professores relatam que foram solicitados a economizar ítens básicos usados no ensino, como folha de papel e outros;
- A falta de material de recreação. Em quase todas as creches há falta de brinquedos para a recreação das crianças, que brincam com sucatas e brinquedos quebrados.
- Espaços inadequados para a recreação. Os parques infantis nestes estabelecimentos estão necessitando de urgente reforma e ampliação. Na creche modelo há somente um parque para 220 crianças. A caixa de areia para as crianças brincarem não tem areia. Os balanços estão quebrados. O pátio é esburacado e inadequado.
- Espaço inadequado para refeição. Muitos dos refeitórios são apenas cobertos, sem proteção contra o vento, poeira e a chuva.
Este é um breve relato de tudo o que foi vistoriado e que está presente na maioria das creches municipais, demonstrando a necessidade de uma providência urgente, antes que o sistema de educação infantil entre em estado caótico, e que a solução para estes problemas seja mais onerosa e trabalhosa.
É preciso que a educação infantil seja tratada com zelo e carinho, pois estamos tratando da educação futura de nossa cidade. É preciso que nossos pequenos sejam tratados com mais carinho e oportunidades, pois estaremos tratando do futuro de Araranguá.
Fotos: Área de recreação da Creche Modelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário