Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Anisio quer uma UTI neo-natal em Araranguá


Imagem ilustrativa


   O período neonatal é caracterizado por uma alta taxa de morbi-mortalidade e alta propensão a ocorrência de seqüelas, muitas vezes incapacitantes e de longa duração. Isso porque esta é uma fase de grande fragilidade do ser humano, onde o organismo ainda não está completamente formado. Para que estas taxas diminuam e haja a recuperação de alguma patologia que venha ocorrer neste período sem que haja seqüelas, é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.
   Como toda a região da AMESC não possui uma estrutura com esta especialização o Vereador Anisio Premoli solicitou ao governo federal e estadual a construção de um hospital infantil com uma UTI neo-natal ou a instalação de uma ala infantil, com uma UTI neo-natal no Hospital Regional de Araranguá.
   Na unidade de cuidados intensivos neonatais são internados, principalmente, os recém-nascidos prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24h por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema ao nascimento.
   Além da saúde do bebê a ocorrência de problemas nesta fase afeta a saúde física e psicológica dos pais e familiares, que durante o período de gestação criaram sonhos, expectativas e prepararam-se materialmente para receber o novo filho. É um período de angústias e incertezas, que piora quando se deparam com a falta de estrutura necessária para atender estes casos.
   Atualmente os casos da região da AMESC, composta por 15 municípios, são atendidos pelo Hospital Santa Catarina, em Criciúma, que está sobrecarregado por atender todos os municípios da AMESC e AMREC. A construção de um hospital infantil para atender a nossa região é primordial para desafogar o sistema de saúde, atender o apelo da comunidade e aumentar as chances de vida de muitos bebês.
   Na impossibilidade da construção de um novo hospital há a sugestão de utilizar a estrutura do Hospital Regional de Araranguá, que é uma grande obra na nossa região, e possui condições de amparar este pleito. 
   A  instalação de um hospital infantil com uma uti neo-natal é um ótimo mecanismo para devolver a credibilidade no setor da saúde na região sul do Estado.
   Este é um pequeno investimento para o Estado que vai ser reconhecidamente uma grande contribuição para toda a região sul de SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário