Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vereador Anisio pede incentivo para o desenvolvimento da pesca em Araranguá

   Uma indicação do Vereador Anisio Premoli aprovada por unanimidade na noite de hoje pede ao Executivo Municipal a realização de um programa de incentivo à atividade pesqueira profissional e amadora em nosso município, de forma a valorizar o pescador, fomentar a atividade pesqueira e incentivar o consumo de uma alimentação saudável pela população.

   Desde a época em que o Balneário Arroio do Silva fazia parte do território araranguaense o setor pesqueiro em nosso município é esquecido pelas administrações. Embora tenhamos perdido grande faixa da área litorânea Araranguá é beneficiado pela riqueza do Rio Araranguá e sua foz, pelo fácil acesso ao mar (depois de fixada a barra) e pela abundância de terra e água que permitem a construção de açudes para o cultivo de peixes.
    A pesca é um setor potencialmente produtivo, que alimenta indústrias secundárias, como a de estocagem, fabricação de gelo, conservação, transporte, preparação de pescados e derivados, indústria e mecânica náutica, embalagens e tantas outras. O incentivo deste setor irá criar oportunidades para o desenvolvimento da atividade e enriquecimento da nossa região. Seria a mola propulsora do progresso para a região de Ilhas, que é um ponto estratégico para ser pólo do pescado em toda a região. Fomentar a indústria pesqueira é uma forma de dar oportunidades principalmente aos moradores do outro lado do Rio Araranguá, que muito pouco recebem da administração municipal.
   O peixe é apontado por nutricionistas como um alimento saudável e essencial ao ser humano. Porém, como não vivemos a cultura da pesca e do peixe em nossa região, este hábito passa despercebido. Incentivar a pesca é incentivar também a gastronomia, que proporciona mais saúde, oportunidade de crescimento do setor de alimentos com restaurantes especializados e oportunidade para os que tiram da pesca o seu sustento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário